Letra Financeira Subordinada

 Letra Financeira Subordinada

​Título de renda fixa de emissão do Banco Mercantil, destinado a investidores que buscam maior rentabilidade e horizontes de longo prazo para seus investimentos.


Público-alvo

Correntistas do Banco Mercantil, que desejam maior rentabilidade e sem a necessidade de reaver seus recursos antes do vencimento.


Vantagens

  • Investimento com rentabilidade diferenciada.
  • Rendimento diário e a remuneração acompanha às oscilações das taxas de juros do mercado.
  • Possibilidade de pagamentos periódicos semestrais ou no vencimento.​


Características

Grau de Risco: Médio ou Alto, de acordo com o prazo. 
Aplicação Mínima: a partir de R$ 300.000,00.
Remuneração: Selic​, CDI ou Prefixada.
Prazo: 07 anos para LFSN ou prazo perpétuo para LFSP.

Pagamento de Juros: LFSN: Pagamento de Rendimentos e Principal no Vencimento; ou Pagamento Periódico de Rendimentos a cada 6 meses e Principal no Vencimento; ou Pagamento de Rendimentos a cada 6 Meses com carência de 2 anos e Principal no Vencimento.

Pagamento de Juros: LFSP: Pagamento Periódico de Rendimentos a cada 6 meses; ou Pagamento de Rendimentos a cada 6 Meses com carência de 2 anos.

Carência para Resgate: É vedado o resgate parcial ou total da LFS antes da data de vencimento, exceto para fins de imediata troca por outras letras financeiras de emissão da mesma instituição financeira, nas hipóteses e condições previstas na regulamentação do Conselho Monetário Nacional.

Recompra: A critério exclusivo do emissor, a LFS possui a possibilidade de recompra após o intervalo mínimo de 5 anos. O direito de recompra só pode ser exercido semestralmente, a partir do quinto ano, desde que autorizado pelo Bacen. Há também, a possibilidade de negociação do produto, em qualquer tempo, no Mercado Secundário por iniciativa do cliente.​

Tributação: A alíquota regressiva de IR incidirá apenas sobre os rendimentos, de acordo com o os eventos de pagamentos periódicos e vencimento, conforme abaixo:

  • Até 180 dias: 22,5%
  • 181 a 360 dias: 20,0%
  • 361 a 720 dias: 17,5%
  • Acima de 720 dias: 15,0%
Garantia: esta modalidade de aplicação possui como garantia a solidez do Mercantil do Brasil. A LF não conta com a proteção adicional do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).


Riscos

Risco de Liquidez: A LFS não poderá ser resgatada, total ou parcialmente antes da data do vencimento, exceto para fins de imediata troca por outras Letras Financeiras de emissão da mesma instituição financeira, nas hipóteses e condições previstas na regulamentação do Conselho Monetário Nacional. Existe a possibilidade de negociação em mercado secundário de LFS, porém não há garantia que haverá liquidez necessária para saída antecipada.

Risco de Mercado: O investidor estará sujeito as oscilações dos preços dos ativos e das taxas de juros diante de eventos que influenciam no andamento do mercado secundário. Também a política e economia são pontos alheios ao controle das partes. Oscilações nos mercados futuros de juros podem trazer impacto sobre o preço de negociação da LFS.

Risco de Crédito: A LFS não conta com garantia do Fundo Garantidor de Crédito - FGC. O recebimento dos pagamentos aqui mencionados está sujeito ao risco de crédito do Banco Mercantil do Brasil S.A.

A instituição é remunerada pela distribuição do produto. Para maiores detalhes, consulte aqui​ o documento​​​.

Esta instituição é aderente ao código ANBIMA de regulação e melhores práticas para atividade de distribuição de produtos de investimento no varejo.​​​​​​​


Perguntas Frequentes