Produtos e Serviços

Produtos

​A Corretora Mercantil CTVM oferece uma série de facilidades para você realizar seus investimentos em ações de forma segura e tranquila.

​Ao adquirir ações de uma companhia de capital aberto, você se torna sócio dessa empresa e passa então a participar dos seus resultados financeiros. No Brasil, o Mercado de Ações tem se mostrado uma ótima alternativa de investimento a longo prazo.

Público Alvo
Investidores em geral correntistas do Banco Mercantil com interesse em aplicações de renda variável, almejando maior rentabilidade e crescimento de seu patrimônio sujeitando-se a riscos equivalentes. 

A instituição é remunerada pela distribuição do produto. Para maiores detalhes, consulte aqui​ o documento.


Mercado à Vista

Uma operação à vista é a compra ou venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço estabelecido em pregão. Assim, quando há a realização de um negócio, ao comprador cabe o pagamento do valor financeiro envolvido na operação e ao vendedor a entrega dos títulos-objeto da transação, nos prazos estabelecidos pela Bolsa de Valores de São Paulo até o 3º dia após a negociação. 

Título-objeto: ​Todas as ações de emissão de empresas admitidas à negociação na Bolsa, bem como direitos e recibos de subscrição, recibos de carteira selecionada de ações e outros ativos autorizados pela Bovespa.


Mercado de Opções
É uma modalidade de mercado na qual são negociados direitos de comprar ou de vender um determinado ativo, mediante pagamento pelo comprador (titular) ao vendedor (lançador)* de um valor chamado prêmio, com preço do ativo e prazo de exercício previamente fixado.

Esse mercado foi criado com o objetivo básico de oferecer um mecanismo de proteção ao mercado à vista contra possíveis perdas. Uma vez que os preços e retornos dos ativos estão sujeitos a flutuações imprevisíveis.

* A Corretora Mercantil CTVM oferece somente a negociação de Lançamento de Opções de Compra Coberta onde a garantia da operação será as ações objeto da opção.


​Fundos de Investimento Imobiliário (FII)
Os fundos de investimento imobiliário são a comunhão de recursos destinados à aplicação em empreendimentos imobiliários, podendo estes empreendimentos se tratarem de construção e aquisição de imóveis para fins como locação ou arrendamento. É permitido ainda aos FII’s o investimento dos recursos levantados em títulos e valores mobiliários que tenham relação a negócios imobiliários, tais como letras de crédito imobiliário, certificados de recebíveis imobiliários, certificados de potencial adicional da construção etc. Como tratam-se de cotas não resgatáveis, estas são necessariamente negociadas em bolsa de valores ou balcão organizado. A remuneração das cotas tem por base o desempenho do empreendimento. Muitos fundos possuem rendimentos mensais, porém não podem ser considerados como renda fixa devido aos riscos do empreendimento e pelo valor das cotas oscilarem devido à negociação em mercado aberto.

Vantagens: Permite o investimento mesmo de pequeno valores em imóveis de qualidade, trazendo a segurança da aquisição de imóveis, com a praticidade e liquidez do mercado acionário. Possibilita ainda a aplicação em diversos tipos de imóveis e ainda isenta o investidor dos custos com taxas e manutenção de imóveis. Para investidores pessoas físicas há ainda a isenção do IR sobre o dividendo recebido.

Tipos: Salas comerciais, shoppings, industriais, galpões, hotéis, agências bancárias etc.

Retorno: Além da possibilidade da valorização da cota, mensalmente há a distribuição dos dividendos referentes a alugueis e comercialização de imóveis pertencentes ao fundo.


Fundos de Índices (Exchange Traded Funds - ETF)
Os fundos de índice ou mundialmente conhecidos como ETF’s, tratam-se de fundos que buscam alcançar a mesma rentabilidade de um índice de referência, ou sejam, espelham os seus investimentos em ações com as mesmas proporções que compõem o índice. Suas cotas são negociadas como ações em bolsa, e permitem ao investidor aplicar recursos em quaisquer quantidades em uma carteira diversificada, diminuindo seu risco e se ausentando da gestão dos papeis que compõem seu portfólio. 

Todos os clientes MB Broker, correntistas do Banco Mercantil, têm disponível um limite de acordo com a sua custódia, sendo as ações elegíveis definidas pela BM&FBovespa, com o qual o cliente pode adquirir ações de primeira linha da BM&FBovespa no mercado à vista, sem a necessidade de aportar capital de imediato ou se desfazer de sua posição em carteira. 

No período entre o dia da operação e a liquidação, em 3 dias úteis, o cliente pode utilizar seu limite sem custo, o que lhe permite alavancar seus investimentos mesmo sem possuir saldo em sua conta.

Caso o cliente não tenha saldo em sua conta na Corretora Mercantil CTVM, para cobrir o valor utilizado na data da liquidação da operação, 3 dias úteis , o saldo negativo torna-se um financiamento. A partir desse dia, incide a taxa de financiamento sobre o saldo negativo até a disponibilização de saldo na conta.

​Faça sua adesão e tenha o limite Conta Margem disponível no seu MB Broker. 
MB Broker > Menu > Minha Conta > Operar Conta Margem.​


RISCOS
O investimento em ações, trata-se de um aplicação de renda variável, ao qual não possui garantia de retorno sobre o valor aplicado, sendo suscetível a sua perda, uma vez que está sujeito a variações de demanda no mercado. Além do risco de mercado, existe a possibilidade de falência da empresa ao qual se investe, podendo causar a perda do valor total aplicado. Outro risco é o de liquidez que é associado a facilidade de se vender um ativo. 


Este tipo de investimento não conta com a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).​


Renda Fixa

MARCAÇÃO A MERCADO

A partir de 02 de janeiro de 2023 a Corretora Mercantil CTVM passará a divulgar os ativos de Renda Fixa (Debêntures, CRI, CRA e Títulos Públicos Federais) das carteiras dos seus clientes através do Valor de Referência (Preço de Mercado).

Para a apuração do Valor de Referência, a corretora adota metodologia aderente à regulamentação, às orientações da ANBIMA e às regras do mercado, sendo formalizado através do Manual de Apuração dos Valores de Referência da Corretora Mercantil CTVM.

A Marcação a Mercado não altera a rentabilidade dos ativos das carteiras dos clientes, apenas dá maior transparência e visibilidade do preço a ser eventualmente utilizado em negociações no mercado secundário, considerando as características e liquidez dos ativos em referência.

A Corretora Mercantil CTVM poderá apurar o valor de referência na Curva de Aquisição mediante solicitação formal, através dos canais disponibilizados, desde que o cliente seja considerado Investidor Qualificado.


​A Corretora Mercantil CTVM​​​​ é aderente ao Código de Varejo da ANBIMA.