Produtos e Serviços

 Produtos

​A Corretora Mercantil CTVM oferece uma série de facilidades para você realizar seus investimentos em ações de forma segura e tranquila.

​Ao adquirir ações de uma companhia de capital aberto, você se torna sócio dessa empresa e passa então a participar dos seus resultados financeiros. No Brasil, o Mercado de Ações tem se mostrado uma ótima alternativa de investimento a longo prazo.

Público Alvo
Investidores em geral correntistas do Banco Mercantil com interesse em aplicações de renda variável, almejando maior rentabilidade e crescimento de seu patrimônio sujeitando-se a riscos equivalentes. 

A instituição é remunerada pela distribuição do produto. Para maiores detalhes, consulte aqui​ o documento.

Mercado à Vista
Uma operação à vista é a compra ou venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço estabelecido em pregão. Assim, quando há a realização de um negócio, ao comprador cabe o pagamento do valor financeiro envolvido na operação e ao vendedor a entrega dos títulos-objeto da transação, nos prazos estabelecidos pela Bolsa de Valores de São Paulo até o 3º dia após a negociação. 

Título-objeto: ​Todas as ações de emissão de empresas admitidas à negociação na Bolsa, bem como direitos e recibos de subscrição, recibos de carteira selecionada de ações e outros ativos autorizados pela Bovespa.

Mercado de Opções
É uma modalidade de mercado na qual são negociados direitos de comprar ou de vender um determinado ativo, mediante pagamento pelo comprador (titular) ao vendedor (lançador) de um valor chamado prêmio, com preço do ativo e prazo de exercício previamente fixado.

Esse mercado foi criado com o objetivo básico de oferecer um mecanismo de proteção ao mercado à vista contra possíveis perdas. Uma vez que os preços e retornos dos ativos estão sujeitos a flutuações imprevisíveis.

Mercado a Termo
Uma operação a termo é  a compra ou a venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado, a contar da data da operação em pregão, resultando em um contrato entre as partes que possui garantias.

Preço fixado: O preço a termo de uma ação resulta da adição, ao valor cotado no mercado à vista, de uma parcela correspondente aos juros - que são fixados livremente em mercado, em função do prazo do contrato.

Prazo: O prazo do contrato a termo é livremente escolhido pelos investidores, obedecendo ao prazo mínimo de 12 dias úteis e máximos de 999 dias corridos. 

Garantias: Toda transação a termo requer um depósito de garantia na sociedade corretora, e desta na CBLC. Qualquer corretora pode pedir a seus clientes garantias adicionais àquelas exigidas pela CBLC.

​Fundos de Investimento Imobiliário (FII)
Os fundos de investimento imobiliário são a comunhão de recursos destinados à aplicação em empreendimentos imobiliários, podendo estes empreendimentos se tratarem de construção e aquisição de imóveis para fins como locação ou arrendamento. É permitido ainda aos FII’s o investimento dos recursos levantados em títulos e valores mobiliários que tenham relação a negócios imobiliários, tais como letras de crédito imobiliário, certificados de recebíveis imobiliários, certificados de potencial adicional da construção etc. Como tratam-se de cotas não resgatáveis, estas são necessariamente negociadas em bolsa de valores ou balcão organizado. A remuneração das cotas tem por base o desempenho do empreendimento. Muitos fundos possuem rendimentos mensais, porém não podem ser considerados como renda fixa devido aos riscos do empreendimento e pelo valor das cotas oscilarem devido à negociação em mercado aberto.

Vantagens: Permite o investimento mesmo de pequeno valores em imóveis de qualidade, trazendo a segurança da aquisição de imóveis, com a praticidade e liquidez do mercado acionário. Possibilita ainda a aplicação em diversos tipos de imóveis e ainda isenta o investidor dos custos com taxas e manutenção de imóveis. Para investidores pessoas físicas há ainda a isenção do IR sobre o dividendo recebido.

Tipos: Salas comerciais, shoppings, industriais, galpões, hotéis, agências bancárias etc.

Retorno: Além da possibilidade da valorização da cota, mensalmente há a distribuição dos dividendos referentes a alugueis e comercialização de imóveis pertencentes ao fundo.

Fundos de Índices (Exchange Traded Funds - ETF)
Os fundos de índice ou mundialmente conhecidos como ETF’s, tratam-se de fundos que buscam alcançar a mesma rentabilidade de um índice de referência, ou sejam, espelham os seus investimentos em ações com as mesmas proporções que compõem o índice. Suas cotas são negociadas como ações em bolsa, e permitem ao investidor aplicar recursos em quaisquer quantidades em uma carteira diversificada, diminuindo seu risco e se ausentando da gestão dos papeis que compõem seu portfólio. 

Todos os clientes MB Broker, correntistas do Banco Mercantil, têm disponível um limite de acordo com a sua custódia, sendo as ações elegíveis definidas pela BM&FBovespa, com o qual o cliente pode adquirir ações de primeira linha da BM&FBovespa no mercado à vista, sem a necessidade de aportar capital de imediato ou se desfazer de sua posição em carteira. 

No período entre o dia da operação e a liquidação, em 3 dias úteis, o cliente pode utilizar seu limite sem custo, o que lhe permite alavancar seus investimentos mesmo sem possuir saldo em sua conta.

Caso o cliente não tenha saldo em sua conta na Corretora Mercantil CTVM, para cobrir o valor utilizado na data da liquidação da operação, 3 dias úteis , o saldo negativo torna-se um financiamento. A partir desse dia, incide a taxa de financiamento sobre o saldo negativo até a disponibilização de saldo na conta.

​Faça sua adesão e tenha o limite Conta Margem disponível no seu MB Broker. 
MB Broker > Menu > Minha Conta > Operar Conta Margem.

Operação em Empréstimo de Títulos
O Banco de Títulos (BTC) é um serviço de empréstimos de ativos que atende tanto aos que querem emprestar, quanto aos que querem tomar emprestado um ativo financeiro mediante aporte de garantias. A Bolsa atua como contraparte central e garante as operações.

Para efetivar a operação, o tomador se compromete a pagar ao doador uma taxa livremente pactuada entre as partes e o emolumento cobrado pela BM&FBovespa. No final do prazo acordado o tomador deve devolver os ativos emprestados ao proprietário.

Os clientes da Corretora Mercantil CTVM​ podem realizar operações como doador ou tomador, desde que atendidas as exigências definidas pela BM&FBovespa, entrando em contato com a Mesa de Operações.

​Para realizar o aluguel de ações é necessário que o cliente cadastrado na Corretora Mercantil CTVM tenha aderido ao Termo de Autorização para Operações de Empréstimos de Títulos.

RISCOS
O investimento em ações, trata-se de um aplicação de renda variável, ao qual não possui garantia de retorno sobre o valor aplicado, sendo suscetível a sua perda, uma vez que está sujeito a variações de demanda no mercado. Além do risco de mercado, existe a possibilidade de falência da empresa ao qual se investe, podendo causar a perda do valor total aplicado. Outro risco é o de liquidez que é associado a facilidade de se vender um ativo. 


Este tipo de investimento não conta com a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).​

Renda Fixa

MARCAÇÃO A MERCADO

A partir de 02 de janeiro de 2023 a Corretora Mercantil CTVM passará a divulgar os ativos de Renda Fixa (Debêntures, CRI, CRA e Títulos Públicos Federais) das carteiras dos seus clientes através do Valor de Referência (Preço de Mercado).

Para a apuração do Valor de Referência, a corretora adota metodologia aderente à regulamentação, às orientações da ANBIMA e às regras do mercado, sendo formalizado através do Manual de Apuração dos Valores de Referência da Corretora Mercantil CTVM.

A Marcação a Mercado não altera a rentabilidade dos ativos das carteiras dos clientes, apenas dá maior transparência e visibilidade do preço a ser eventualmente utilizado em negociações no mercado secundário, considerando as características e liquidez dos ativos em referência.

A Corretora Mercantil CTVM poderá apurar o valor de referência na Curva de Aquisição mediante solicitação formal, através dos canais disponibilizados, desde que o cliente seja considerado Investidor Qualificado.


​A Corretora Mercantil CTVM​​​​ é aderente ao Código de Varejo da ANBIMA.