Que tal poder fazer pagamentos e transferências a qualquer hora, qualquer dia da semana, sábado, domingo ou feriado? E se o dinheiro cair na conta segundos depois de você transferir? Melhor ainda: imagina você fazer tudo isso pelo celular, de graça ou pagando bem pouquinho? Então, a gente tem uma excelente notícia! Tudo isso já é uma realidade aqui no Brasil e se chama pagamento instantâneo.
Como assim pagamento instantâneo?
Instituído pelo Banco Central, o SPI - Sistema de Pagamentos Instantâneos chegou com o nome de Pix e veio para tornar as transferências imediatas algo possível e seguro.
Basicamente, SPI é o sistema que possibilita pagamentos e transferências em tempo real. Ele é gerido e operado pelo Banco Central e envolve as instituições financeiras habilitadas. Ou seja, SPI é o sistema que existe por trás dos aplicativos de bancos que usam o Pix. E é este sistema que permite que os pagamentos instantâneos, entre bancos diferentes, aconteçam.
Mas o que é Pix mesmo?
Pix é o novo jeito de pagar que funciona por meio do SPI – Sistema de Pagamentos Instantâneos. Com ele, transferir dinheiro e pagar contas fica muito mais fácil, rápido e barato.
Comparado com o TED e DOC, por exemplo, o Pix ganha de longe na agilidade e disponibilidade, pois o dinheiro cai em segundos e pode ser feito a qualquer dia e horário. Diferente da TED e do DOC, que têm restrições.
Quais as vantagens dos pagamentos instantâneos?
A partir de novembro, esse modelo de pagamento instantâneo já vai funcionar em vários bancos. E as vantagens são muitas, tanto para pessoa física como para empresa.
A população só tem a ganhar na hora de pagar suas contas e de fazer transferências. Afinal, o valor transferido cai em segundos na conta, não tem taxa de serviço e a transação pode ser feita a qualquer momento. Chega de ter que esperar o dinheiro cair na conta ou esperar o próximo dia útil para fazer uma transferência. E chega de taxas!
Já as empresas têm uma forma mais rápida e barata de pagar e receber e ainda podem oferecer uma nova forma de pagamento aos seus clientes. As taxas de transações são menores e o dinheiro cai na conta imediatamente!
E a partir de quando pode usar?
O Sistema de Pagamentos Instantâneos, mais conhecido como Pix, começa a funcionar no dia 16 de novembro de 2020, de acordo com o Banco Central. Logo, todas as instituições financeiras autorizadas devem se adequar para oferecer e receber o serviço.
Então fica de olho e corre pra fazer seu cadastro.