Se receber ligações, SMS, WhatsApp ou e-mail solicitando fotos ou outros documentos para fazer a prova de vida, fique atento. Não envie nada!
O INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem a ligação e não forneçam nenhuma informação. O INSS não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida.
Para evitar cair nesse tipo de golpe, é importante ficar atento às dicas:
- Mantenha sempre atualizados os seus dados de contato junto ao INSS, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo site/aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135;
- Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato;
- O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos;
- O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS.
- Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no site/aplicativo Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135.
- A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento);
- É bom saber que quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat.