Tarifas

Novas regras de tarifação

​Para oferecer maior transparência no relacionamento com os clientes e permitir mais facilidade na comparação dos preços praticados pelos bancos, o Conselho Monetário Nacional e o Banco Central publicaram algumas regras que passaram a vigorar em 30 de abril de 2008.

 
 
O que muda?

 
• O Banco Central estipulou a padronização de um grupo de tarifas com a criação de  pacote padronizado para todas as instituições financeiras.

 
• A disponibilização, até o dia 28 de fevereiro de cada ano, o extrato anual com o valor total das tarifas cobradas de seus clientes no ano anterior.

 
• A classificação dos serviços prestados dividindo em 4 categorias:

 
 
1. Serviços Essenciais
2. Serviços Prioritários
3. Serviços Especiais
4. Serviços Diferenciados

 
 
1. Serviços essenciais

 
Nesta categoria estão os serviços cuja tarifação está vedada, sendo que, para algumas delas, a vedação se aplica aos limites quantitativos previstos na tabela de tarifas (lista de serviços divulgada em quadro específico da “Tabela de Tarifas – Pessoa Física”).

 
2. Serviços prioritários

 
A maior parte dos serviços mais utilizados pelos clientes estão neste grupo, segundo o Banco Central. Possuem uma nomenclatura padronizada, que deve ser seguida por todas as instituições financeiras, tanto nas tabelas de tarifas quanto nos extratos, o que permite que você compare a diferença entre as tarifas cobradas por elas. Classificam-se aqui, entre outros serviços, o saque e o fornecimento de cheques. O MB informa, em suas tabelas, os canais em que cada serviço está disponível.

 
3. Serviços especiais

 
Neste grupo estão serviços com regulamentação específica, como conta salário, microcrédito e crédito imobiliário.

 
4. Serviços diferenciados

 
Os serviços diferenciados são aqueles para os quais é admitida a cobrança de tarifas, desde que as condições de utilização e de pagamento estejam devidamente explicitadas para o cliente nos contratos de prestação de serviços. Alguns exemplos desse tipo de serviço são custódia, cartão de crédito, extrato diferenciado mensal, coleta e entrega em domicílio ou outro local, entre outros.

 
O Mercantil do Brasil, além de criar o pacote determinado pelo Banco Central, criou outros pacotes com os serviços mais usados pelos seus clientes no dia-a-dia e mantém a opção de cobrança individual por serviço.

 
Garantir que você tenha o direito de optar é fundamental para manter nosso conceito de atendimento Gente Banking – gente e tecnologia.

 
​Agora que você já está bem informado, não perca tempo em fazer a sua opção.

 
* Valores brutos, antes do desconto de impostos e tributos.