O golpista, a partir de uma engenharia social, consegue os dados e documentos do cliente e realiza um empréstimo em seu nome. Quando o dinheiro cai na conta do cliente, o golpista entra em contato com o mesmo alegando que o crédito foi um engano e pedindo para o cliente realizar um Pix de devolução do valor. Posteriormente o cliente percebe que caiu em um golpe.
Como se prevenir?
Sempre verifique se você está falando com uma empresa e fique atento com links recebidos pois podem ser sites falsos ou vírus.
Não forneça informações pessoais ou de conta a qualquer pessoa. O Mercantil nunca lhe pedirá sua senha ou informações de conta por e-mail ou telefone.
Não compartilhe dados pessoais em redes sociais.
Desconfie de mensagens ou ligações de números desconhecidos ou suspeitos.
Se você receber uma ligação ou mensagem de alguém se passando pelo Mercantil, não forneça informações pessoais ou de conta e entre em contato com o banco pelo número de atendimento ao cliente para verificar a legitimidade da solicitação.
Caso desconfie da ligação, desligue o telefone e ligue para um dos números do nosso canal de atendimento, de preferência utilizando outro número de telefone, pois a linha de telefone onde recebeu o contato pode estar “presa” com o golpista.
Caso você queira cancelar um empréstimo que desconhece a contratação, o cancelamento deverá ser solicitado diretamente ao seu gerente ou nos canais oficiais de atendimento do Mercantil.
Sempre que tiver dúvidas, chame a nossa equipe.
Confira abaixo os nossos canais oficiais:
Central de Atendimento (SAC) - WhatsApp ou ligações: 0800 70 70 398
Ouvidoria: 0800 70 70 384