Pesquisa divulgada pelo SPC Brasil em abril de 2016, mostra que três em cada dez brasileiros não sabe ao certo o valor do salário do companheiro. O levantamento aponta que o hábito de discutir o orçamento familiar com o cônjuge é pouco frequente, apenas 38,9% das famílias conversam sobre os gastos e as receitas todos os meses e apenas 18,1% o fazem quando a situação financeira está ruim.

Também não é comum que os casais falem sobre a vida financeira de cada um, sobre o que gostam de gastar, o nível de controle e planejamento ou quais os objetivos para o futuro. Essa falta de diálogo pode afetar a vida do casal, trazendo complicações que extrapolam as decisões que envolvem dinheiro e passam a interferir na forma de encarar a vida a dois, podendo acarretar, até mesmo, o fim de um relacionamento. 

O Mercantil do Brasil preparou, com a ajuda do consultor financeiro Carlos Eduardo Costa, um teste para que você possa refletir um pouco sobre como este tema. Ao final, você saberá o que pode ser feito para que conversar sobre finanças não vire um tabu entre vocês. ​

Como anda a vida financeira do casal?

Faça o teste e veja as dicas que podem transformar o seu relacionamento.

1) Você já escondeu algum gasto do (a) companheiro (a)?